GUIA PRÁTICO PARA NÃO APRENDER INGLÊS

GUIA PRÁTICO PARA	NÃO APRENDER INGLÊS
Dica

09/07/2020

Olá! Antes de mais nada, deixe eu me apresentar a você! Sou a teacher Fabi e há 23 anos comecei minha carreira como professora de inglês. Ao longo destes anos, já dei aulas para muitos alunos e, ainda que eu não te conheça, EU SEI que VOCÊ CONSEGUE aprender inglês (ou qualquer outro idioma que você queira).Entretanto, há um comportamento comum entre os alunos que chegam a este objetivo de ser fluente em outro idioma, e os que não chegaram (ainda!). É importante identificá-los para que você saiba como isso está atrasando seu processo de aprendizagem.

Então vamos lá:

  • Não ter clareza de onde quer chegar

Geralmente, as pessoas colocam “Eu quero falar inglêsou estudar inglêsmas isso é muito vago. É mais produtivo para você quando você se coloca uma meta como “eu quero concluir o módulo básico em 6 meses”, por exemplo. Desta maneira, ficará mais claro para você o que você tem que fazer para isso.

  • Não saber exatamente por quê deseja aprender outro idioma

Você tem clareza do que falar este outro idioma vai te trazer de positivo para sua vida? Vai te possibilitar mais liberdade para viajar? Te traz perspectiva de crescimento profissional? Permite que você se aprofunde em algum assunto do seu interesse? Ou você colocou isso na sua lista só porque te disseram que você precisa aprender? Sem um motivo claro, dificilmente você passará por todas as etapas do processo de aprender um novo idioma.

  • Não ter organização para os estudos

Aprender um novo idioma requer disciplina. Fora da sala de aula, quantos minutos por dia você se dedica a estudar e praticar o idioma? Todo processo de aprendizagem requer esforço e dedicação. Se isso se torna um hábito dentro da sua rotina, aprender um novo idioma não vai doer! Fica tranqüilo!

  • Ter o desejo de ser ótimo antes de ser freqüente!

Como em qualquer área da vida, você só vai ser ótimo naquilo que você pratica. Quanto tempo você tem dedicado a praticar aquilo que você está aprendendo?

  • Buscar atalhos o tempo todo, sempre buscando alguma fórmula mirabolante ou alguma pílula mágica

Quantas vezes você já se viu tentado a dar ouvidos para aquele seu amigo que descobriu alguma fórmula mágica para falar inglês (sendo que ele mesmo ainda não fala até hoje?). Ficar buscando atalhos para que evitar fazer o que deve ser feito só atrasará seu processo de aprendizagem.

  • Escolher um método de ensino baseado somente em preço ou localização

Você já ouviu falar da teoria das Inteligências Múltiplas? Cada indivíduo aprende por um “canal” diferente. Alguns conseguem aprender só de ouvir. Outros precisam anotar tudo o que o professor fala em um caderno. Como é seu comportamento? Isso é importante e determinante na escolha do seu curso. Muitas vezes, o método de ensino da escola mais próxima ou mais barata está desalinhado com o seu canal de aprendizagem, e você pode se sentir frustado ou incapaz de aprender um novo idioma simplesmente porque sintonizado em outro canal. Cuidado com essa decisão, porque o barato sai caro e tempo é dinheiro!

  • Comparar-se a outras pessoas

Cada aluno aprende em um ritmo e desenvolve conexões diferentes para assimilar o novo idioma. Comparar-se a outras pessoas é atrasar seu processo de aprendizagem, porque você novamente está buscando no outro alguma fórmula mágica para resolver seu problema. Ao invés disso, procure focar-se nas ações práticas que só dependem de você para te levar para o próximo nível!

  • Buscar traduzir tudo ao pé da letra

É natural que queiramos ter certeza do que está sendo falado, e a tradução pode representar essa segurança a curto prazo. Em alguns casos, ela pode até facilitar o processo de estudar Inglês , mas basear sua aprendizagem nisso é criar uma dependência que ficará cada vez mais difícil de eliminar depois.

  • Não respeitar a agenda de aulas a que você se propôs, e cancelar ou faltar às aulas com freqüência

O fato do curso ser flexível não significa aparecer nas aulas só quando dá tempo! É preciso manter o foco e priorizar esse compromisso que você assumiu!

  • Não buscar meios de praticar o idioma estudado fora da sala de aula

Tem aluno que só tem contato com o idioma na sala de aula. Fora dela, não ouve nada no idioma que está estudando, não assiste a nenhum filme ou programa, não faz nenhum exercício, e não incorpora este idioma na rotina. Qual o nome do filme?

...

À espera de um milagre! rsrs

Brincadeiras à parte, listei aqui alguns comportamentos muito comuns entre os alunos nestes meus mais de 20 anos de experiência.

Se você se identificou com alguns destes comportamentos, fique tranqüilo. Com acompanhamento adequado, você estará falando inglês muito antes do que você pensa! Espero ter ajudado!

Um forte abraço,

Fabiane Montanari

(Fundadora e diretora da Countdown Idiomas)


Posts Relacionados

O relato de uma ex-aluna: Jose

O relato de uma ex-aluna: Jose

O relato de uma ex-aluna: Jose   Em entrevista com a ex aluna da Countdown...

→ Leia mais...
O Impacto de um Segundo Idioma

O Impacto de um Segundo Idioma

O Impacto de um Segundo Idioma Hoje a live foi diferente. Conversamos c...

→ Leia mais...
Qual o segredo para aprender um novo idioma?

Qual o segredo para aprender um novo idioma?

O segredo para aprender um novo idioma?   Outro dia, compartilhei nos stor...

→ Leia mais...
Fabiane

Fabiane


Desde 1997, ajudando milhares de alunos a serem verdadeiramente livres ao falar um novo idioma. Como idealizadora e fundadora da Countdown Idiomas sempre suportei e engajei nossa equipe em treinamentos e capacitações para atender às necessidades de cada aluno.

→ Veja o Perfil Completo