O que é o Ensino Bilíngue?

O que é o Ensino Bilíngue?
Live

19/08/2020

O que é o Ensino Bilíngue?


Um dos grandes assuntos hoje na educação é sobre o Ensino Bilíngue, uma nova modalidade que é objeto de pesquisa e que vem crescendo muito em nosso pais e no mundo. Apesar de ser um tema novo, já existem diferentes opções pedagógicas disponíveis no mercado e hoje vamos explorá-las.


Em primeiro lugar, temos que conhecer o termo BILINGUISMO, que se refere ao domínio de um segundo idioma. Para que o conceito de bilinguismo seja atingido, temos diversas opções, começando pelo Curso de Ensino Livre, que consiste em escolas de idiomas fora do ambiente de ensino regular, e são as opções mais escolhidas e conhecidas pelo público. Atualmente temos também as escolas bilíngues, que ensinam os conteúdos das matérias regulares em inglês, apresentando uma proposta de imersão completa no idioma. 


Há também as escolas internacionais, que além do ambiente de total imersão, seguem os calendários e currículos do pais-alvo; as escolas que seguem o conceito de Content and Language Integrated Learning, doravante CLIL (em português Ensino Integrado de Língua e Conteúdo), que também oferecem a matérias em inglês, mas com um foco maior na língua; e por último o Programa Bilíngue, que oferece uma carga horária maior dos estudos de um outro idioma.


O ensino de idiomas se encaixa em duas grandes categorias macros: o ensino como segunda língua, em que há imersão e contato constante com o idioma (como é o caso do Ensino Bilíngue) e o ensino como língua estrangeira, em que o aluno aprende um novo idioma em um ambiente que ele não é falado. 


Porém, independente da escolha, é preciso não apenas conhecer as diferentes opções, mas também ter em mente que a escolha da modalidade não garante o bilinguismo e sim a junção de profissionais qualificados e uma proposta pedagógica séria e bem elaborada.

Confira a live AQUI.


Posts Relacionados

O relato de uma ex-aluna: Jose

O relato de uma ex-aluna: Jose

O relato de uma ex-aluna: Jose   Em entrevista com a ex aluna da Countdown...

→ Leia mais...
O Impacto de um Segundo Idioma

O Impacto de um Segundo Idioma

O Impacto de um Segundo Idioma Hoje a live foi diferente. Conversamos c...

→ Leia mais...
Qual o segredo para aprender um novo idioma?

Qual o segredo para aprender um novo idioma?

O segredo para aprender um novo idioma?   Outro dia, compartilhei nos stor...

→ Leia mais...
Fabiane

Fabiane


Desde 1997, ajudando milhares de alunos a serem verdadeiramente livres ao falar um novo idioma. Como idealizadora e fundadora da Countdown Idiomas sempre suportei e engajei nossa equipe em treinamentos e capacitações para atender às necessidades de cada aluno.

→ Veja o Perfil Completo